domingo, 18 de janeiro de 2009

Benfica nas meias-finais da Carlsberg Cup

O Benfica venceu o Belenenses no Estádio da Luz por 1-0, com um golo de Katsouranis aos 44 minutos de jogo, e garantiu o apuramento para as meias-finais da Carlsberg Cup. Num jogo em que a primeira parte apenas teve o golo como momento interessante, a segunda parte revelou duas equipas rápidas sobre a bola, com os encarnados sempre no domínio das operações e a justificarem os 3 pontos conquistados.

A primeira parte foi jogada numa toada muito lenta, com o 0-0 a servir as intenções do Benfica já que garantia a qualificação para as meias-finais da prova e o Belenenses a apostar em chegar ao intervalo com o nulo no resultado. Os azuis praticamente não deram trabalho a Moretto durante os primeiros 45 minutos, e com o Benfica a praticar um futebol lento assistiu-se a uma má primeira parte.

Na única jogada digna desse nome, o Benfica marcou. Katsouranis iniciou uma jogada de envolvência ainda perto da linha de meio-campo, para terminar com um bom cabeceamento já dentro da área de Júlio César, sem das hipóteses de defesa ao guardião brasileiro. Decorriam já 44 minutos e o Benfica garantia uma preciosa vantagem já muito perto do intervalo.

Na segunda parte o Benfica apareceu mais ofensivo, praticando um futebol bem mais agradável do que no primeiro tempo, ao qual correspondeu o Belenenses com uma toada de contra-ataque. Ambas as equipas subiram de produção em relação ao primeiro tempo, o que trouxe mais qualidade ao jogo, e as jogadas de ataque surgiram nas duas balizas, apesar de o Benfica ser a equipa mais perigosa em campo. Reflexo disso são os dois golos anulados nos primeiros 20 minutos da segunda parte, um para cada lado. Primeiro foi Aimar a ver negado remate certeiro por fora-de-jogo, e depois foi Marcelo também em fora-de-jogo a assinar um portentoso remate ao ângulo da baliza de Moretto, justamente anulado por Bruno Paixão.

Com o aproximar do final da partida o Belenenses arriscou mais na procura do golo do empate e o Benfica teve mais espaço para lançar rápidos ataques, com os entretanto entrados Reyes e Suazo em destaque nestes lances. No entanto, nos últimos minutos o Belenenses revelou descrença na obtenção de um resultado positivo e à imagem da primeira parte o Benfica voltou a optar por um futebol lento, de contenção, com o objectivo da manutenção do resultado, o que veio a acontecer.

Referência ainda para um golo anulado ao Belenenses já no tempo de desconto, com Moretto a comprometer num lance com Carciano em que deixou a bola fugir por entre as mãos, situação aproveitada por Richard Porta para introduzir a bola na baliza encarnada. No entanto, Bruno Paixão anulou o tento azul, já que considerou irregular a intervenção de Carciano no lance com o guarda-redes do Benfica.

O Benfica somou assim a terceira vitória em outros tantos jogos na Taça da Liga e garantiu presença nas meias-finais da prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário